Pitacos sobre a transferência de Neymar

Site-Barca-Neymar-Foto-Reproducao_LANIMA20130528_0122_26

E finalmente uma das novelas mais chatas do futebol dos últimos anos teve seu desfecho nessa semana. Neymar é finalmente jogador do Barcelona.

Muitas opiniões apareceram sobre a ida de nosso melhor jogador atualmente para a Europa, então vou aproveitar para expor meus pensamentos sobre este assunto.


Quem questiona o baixo valor da transferência de 28 milhões de euros, já que se falavam em propostas extremamente altas para inclusive cobrir a multa rescisória do jogador que chegava a 65 milhões de euros, tem que entender que o contrato de Neymar encerrava no ano que vem e caso a promessa brasileira cumprisse seu acordo, resultaria na saída do jogador sem o clube paulista receber sequer um tostão, portanto pela situação o valor não foi tão baixo.

E o Barcelona barganhou muito bem a negociação, claramente isso é visto se compararmos com algumas transferências recentes, como a de Hulk do Porto para o Zenit por 60 milhões de euros, de Lucas do São Paulo para o PSG por 43 milhões de euros e Andy Carroll do Newcastle para o Liverpool por 40 milhões de euros.

Neymares

Todo mundo fala que Neymar devia ter ido para a Europa já faz muito tempo, que o futebol dele era grande demais para se atuar nos campos brasileiros, concordo plenamente com isso, mas nós temos que começar a evitar de ter decisões pelos outros.

Se ele se sentia feliz no Santos, que fique no Brasil.

É óbvio que atuando na Europa, ele tem muito mais chances de se tornar um jogador melhor e mais completo, não tem como se discutir isso, mas quem disse que ele estava preparado para dar um salto gigantesco como esse. Ficar no Santos profissionalmente não era uma boa escolha porém existe a pessoa Neymar por trás do atleta e do pop star.

Segue abaixo um vídeo do trabalho de conclusão de curso de dois alunos de jornalismo da PUC-SP contando a história de Neymar e mostrando todo o projeto estruturado do Santos para que o jovem se tornasse no ícone que é hoje em dia:

E olha, quem está pessimista sobre a ida de Neymar para o Barcelona com medo do jogador esquentar o banco por lá, pode estar exagerando. Claro que ele vai passar por uma fase de adaptação até que se ambiente com tudo, porém acho que não corre risco de perder ritmo de jogo.

O brasileiro atua pela faixa esquerda de ataque, aonde em algumas oportunidades Iniesta joga improvisado nesta região, mas a posição de origem do espanhol é no meio de campo.
Pedro e Alexis Sanchéz nesta temporada disputaram a vaga pelo lado direito e geralmente quem aparecia pelo lado esquerdo era Villa ou Tello, que não são unanimidade na equipe titular.

Por isso acho difícil Neymar não virar titular no time, ainda mais pela expectativa e repercussão gigantescas da transferência para o clube catalão, provavelmente se Tito não o colocar para jogar, a pressão da torcida não será pequena.

Real+Madrid+v+Real+Zaragoza+La+Liga+2ZsbQWwLzMEl

Muitos comparam a ida com a passagem decepcionante de Robinho ao Real Madrid após se destacar na equipe praiana, se você parar para analisar existe semelhanças, porém acho Neymar mais consistente e preparado do que o jogador do Milan.

A saída de cada um já demonstra bastante diferença, enquanto Robinho forçou demais sua transferência para o clube espanhol, Neymar até o último minuto disse que queria permanecer no Brasil e que queria cumprir seu contrato. E também o estilo de jogo do Barcelona favorece demais o craque santista e na teoria seria o clube em que melhor se encaixaria.

E quem fala que ele não dará certo, porque não é humilde ou coisas desse tipo, na boa não dá.

Cristiano Ronaldo sofreu por grande parte da sua carreira com isso. Há uma certa “deusificação” em Messi que chega a ser irritante.

Qualquer coisa que o argentino faça ele é considerado o bonzinho, já o português é o vilão da história sempre.

Primeiro, poucas pessoas conhecem de verdade os jogadores para falar como eles são, segundo humildade é uma virtude, mas desde quando isso vai garantir o sucesso ou não de alguém. Pode facilitar, mas se a pessoa é eficiente no que faz não adianta boneco vodoo, macumba, o que for…

Messi-Neymar-Foto-Yuriko-NakaoReuters_LANIMA20111218_0116_26

É essencial que assim como Lucas no PSG, Neymar entenda que chega para ser um coadjuvante de luxo, pois em ambas equipes já existe um protagonista. Experiência não tão habitual  para o garoto, já que desde cedo era o principal jogador do Santos, mas é questão de se adaptar.

Disciplina tática, jogo coletivo, mais resistência a contatos físicos, parar com simulações, isso são exemplos de o que Neymar pode conseguir atuando no velho continente. E adquirindo-as a chance de se tornar um dos melhores jogadores do mundo são enormes.

Deixe um comentário